Geleia Real – A Origem do Nome

Ao estudar um pouco acerca da Geleia Real, sabe-se que é a este alimento que as Abelhas Rainhas devem o seu posto na colmeia. O seu crescimento e desenvolvimento deve-se à sua alimentação exclusiva com esta secreção das abelhas. Apesar de todas as larvas consumirem Geleia Real, somente as Rainhas a consomem sempre e exclusivamente. Assim, a Rainha desenvolve-se e torna-se num adulto maduro sexualmente, contrariamente às Abelhas Operárias.

geleia real abelha rainha

Ao ouvir-se o nome “Geleia Real” é fácil a sua atribuição às Abelhas Rainhas. No entanto, a explicação do nome deste milagroso produto tem uma explicação bem mais profunda.

Ao consultar-se um dicionário, numa busca mais aprofundada e rigorosa pelo significado das palavras “Geleia” e “Real”, encontram-se as seguintes definições:

Geleia

Nome feminino

Estrato mucilaginoso de substâncias animais e vegetais que, resfriando, adquire uma conscistência mole e trémule.

Origem: Do francês gelée, «idem»

 

Real

Adjetivo de 2 géneros (feminino e masculino)

  1. Tudo o que existe efetivamente
  2. Referente ao rei ou à realeza
  3. Próprio do rei, régio
  4. Figurado magnífico, sumptuoso
  5. que é relativo às coisas (bens) e não às pessoas

Origem: Do latim regāle-, «de rei»

 

Estes dois significados fazem perceber-se o origem das palavras e o seu significado na língua português. Apesar de também serem nomes utilizados correntemente na língua com vários significados, é importante perceber-se e fazer-se uma contextualização gramatical para uma explicação mais rigorosa.

 

Passe-se agora a uma explicação mais do ponto de vista histórico.

 

Nem sempre o nome deste produto da colmeia foi aquele que conhecemos hoje. Até meados do século XVII a Geleia Real era conhecida como “fonte da juventude”. Foi então que um naturalista holandês de seu nome J. Swammerdam descobriu que as Abelhas Rainhas se distinguiam da Abelhas Operárias por toda a sua alimentação ser à base de uma substância por elas produzida. A esta substância chamou de “mel salivar”.

J. Swammerdam  e a geleia real

O actual nome da Geleia Real deve-se ao naturalista suíço Francisco Hubert. Um senho que dedicou a sua vida à apicultura e ao estudo da vida na colmeia. Cego desde a sua juventude, tinha o filho e a esposa como os seus olhos, uma grande ajuda para todos os estudos que levou avante e, que tanto contribuíram para o conhecimento da apicultura moderna.

Foi na década de 50, do século XX, como o surgimento de um livro de um francês acerca da Geleia Real que o produto ganhou visibilidade no mercado pelas capacidades rejuvenescedoras que oferecia ao corpo humano.

À Geleia Real são atribuídos muitos nomes que denotam a sua fama junto dos fiéis consumidores. Altamente nutritiva, fonte de juventude, milagrosa e maravilha são os nomes mais comuns entre aqueles que não dispensam o seu consumo, no dia-a-dia, como uma ajuda fundamental na obtenção de um estilo de vida saudável e num aspeto jovem, cuidado e saudável.

geleia real engorda

À Geleia Real sempre foram atribuídos nomes positivos que tanto elogiam este produto proveniente da colmeia. Mas, independente do nome e de todas as utilizações que lhes foram dada desde a Antiguidade aos nossos dias, o que é certo que o seu consumo em tudo beneficia o ser humano.